Antes de mais nada é tão importante
quanto apresentar-lhes o tão ilustre educador, escritor, pensador, e
patrono da educação brasileira, Paulo Freire, que não se julgava melhor nem
pior que ninguém e que fazia questão de ajudar os mais precisados e esquecidos
da sociedade. O mestre da educação, nascido em Recife, no dia 19 de setembro de
1921, possui uma das ideologias mais humanísticas e acolhedora a favor das pessoas
desfavorecias, que não tem acesso ao ensino de qualidade, principalmente o
básico, e que não sabem ou não entendem o seu papel no meio onde vivem.
Para ele educação é transformação, é a prática da liberdade, e todos devem ter acesso ao ensino de qualidade, ao ensino que ensine a ser mais humano, a conhecer-se melhor, a entender o mundo, a interagir politicamente cobrando as propostas e pondo em prática todos os direitos garantidos. Freire diz que o conhecimento não deve ser algo transmitido pelo ato de doação, mas, ser passado como uma troca de informações, onde o educador aprende com o educando e vice-versa, esse pensamento um tanto inovador, descaracteriza o ensino convencional no qual se baseia na transmissão do saber onde só quem aprende é o aluno sendo o professor o detentor do conhecimento.
A sua concepção sobre o homem e o mundo baseia-se numa relação dialógica, para ele o diálogo supõe troca, os homens passam a se educar em comunhão facilitando assim a obtenção do conhecimento crítico, pois este foi passado de uma forma autenticamente reflexiva. Uma de suas ideologias também mostra o quanto é importante sermos mais humanos, ter mais qualidade enquanto gente e que precisamos um do outro, pois estamos sempre em construção, somos um ser inacabado e que através da leitura do mundo conseguimos nos aproximar ainda mais da nossa realidade e dos nossos anseios.
Para ele educação é transformação, é a prática da liberdade, e todos devem ter acesso ao ensino de qualidade, ao ensino que ensine a ser mais humano, a conhecer-se melhor, a entender o mundo, a interagir politicamente cobrando as propostas e pondo em prática todos os direitos garantidos. Freire diz que o conhecimento não deve ser algo transmitido pelo ato de doação, mas, ser passado como uma troca de informações, onde o educador aprende com o educando e vice-versa, esse pensamento um tanto inovador, descaracteriza o ensino convencional no qual se baseia na transmissão do saber onde só quem aprende é o aluno sendo o professor o detentor do conhecimento.
A sua concepção sobre o homem e o mundo baseia-se numa relação dialógica, para ele o diálogo supõe troca, os homens passam a se educar em comunhão facilitando assim a obtenção do conhecimento crítico, pois este foi passado de uma forma autenticamente reflexiva. Uma de suas ideologias também mostra o quanto é importante sermos mais humanos, ter mais qualidade enquanto gente e que precisamos um do outro, pois estamos sempre em construção, somos um ser inacabado e que através da leitura do mundo conseguimos nos aproximar ainda mais da nossa realidade e dos nossos anseios.
Paulo Freire,
tornou-se uma das pessoas mais admiráveis entre tantos outros, simplesmente
pelo fato dele pensar mais no próximo, e agir em prol das
pessoas que tanto precisavam de um investimento, de um apoio que mesmo lhes
sendo de direito não lhes era garantido. É importante mencionar sobre o método de alfabetização que foi pensado e aplicado por Freire
nas regiões onde as pessoas não possuíam acesso a escola e o índice de
analfabetos era de grande proporção,
essa metodologia inovadora levava contigo os princípios dele, o ensino
se constituía através de diálogos sobre a situação social daquele povo, feitos
em rodas de conversas onde todos participavam trocando informações, com intuito
de levá-los a entender sua situação de
oprimidas e agir em favor da própria libertação, com essa ação cerca de 300
pessoas foram alfabetizadas em apenas um mês provando o quanto é eficiente essa
metodologia. Devo mencionar também uma das obras mais conhecidas do ilustre
educador brasileiro, o livro Pedagogia do Oprimido, que propõe uma pedagogia com uma nova forma
de relacionamento entre professor, estudante e sociedade, nele Freire explana todas as concepções e propostas para
a implantação da educação de qualidade, que forma pessoas pensantes, que tenham
em si o poder de argumentação, de criticidade, e claro para isso é de extrema
importância que o educador faça parte da realidade do educando, estudando a
situação social deles, o contexto cultural no qual eles estão inseridos para que
haja uma proximidade maior nas discussões propostas em sala, como diz Freire o
homem esta sempre pronto a aprender e no caso particular do professor isso
implica na necessidade de formação rigorosa e permanente.
Enfim, falar desta inestimável pessoa é
um grande desafio, diante de seu carácter enquanto gente, e de tantas obras em
prol da melhoria de qualidade de vida dos outros, dos que mais necessitava,
torna-se impossível citar em uma pequena produção textual todas as ideologias desenvolvidas pelo mestre da educação, mas
como ele mesmo diz "Ninguém ignora tudo. Ninguém sabe tudo. Todos nós
sabemos alguma coisa. Todos nós ignoramos alguma coisa. Por isso aprendemos
sempre." E tenho certeza que não só eu, mas muitas outras pessoas irão
aprender, conhecer e admirar ainda mais as obras, os princípios, metodologias,
e o lado humano do professor que não se
considerava superior a ninguém, e que tinha muito a aprender neste mundo de
constante transformação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário